sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mishipatim - Capítulo 8 - Redimindo um servo hebraico

Esta seção nos fala que nós temos que nos empenhar para servir nosso Mestre para se tornar Seu servo. Uma pessoa que lida com a Torah com o objetivo de merecer o Mundo Vindouro é chamado 'uma aquisição', como em "quando você adquire um servo Hebraico, ele deve servir seis anos." Depois da aquisição, ele vai atingir redenção. Rabbi Shimon fala sobre do Kriat Sh'ma, e diz que o cantor pode preencher a ocupação de um homem que é incapaz de rezar. Os seis anos correspondem as três iniciais e as três bênçãos conclusivas da oração Amidah. Rabbi Shimon conclui dizendo que no Mundo Vindouro um não será apto de encontrar redenção através do outro: "Se eu não sou por mim mesmo, quem será por mim?"


391. O preceito que segue é para redimir o servo Hebraico e a criada Hebreica, para casar a criada Hebraica, e contemplar o método  aquisição do escravo Hebraico: "você deve entregar-lhe liberalmente" (Devarim 15:14). Como o verso diz, "quando você adquire um servo Hebraico, ele deve servir seis anos" (Shemot 21:2). ELE PERGUNTA: Com os segredos da Torah. O ANJO Metraton É o servo de Hashem, que integra as seis pontas, A SABER CHESED, GUEVURAH, TIFERET, NETZACH, HOD E YESOD, com o mesmo número das seis letras, SENDO O SEGREDO das seis ordens da Mishnah. Com eles um deve se esforçar para servir o seu Mestre para se tornar o Seu servo. Dinheiro representa a direita e Abraham, que seu nível é Chesed, e a Torah foi dada para eles.


392. Aquele que labuta NA TORAH para merecer o mundo que está por vir é chamado 'uma aquisição'; seu dinheiro se refere ao mundo prazer, o comprar é derivado do "mais elevado El, o possuidor do céu e da terra" (Beresheet 14:22); "Pegue conhecimento, pegue entendimento" (Mishlei 4:5).


393. Depois ele adquire ele, a redenção irá vir para ele. Existem aqueles comprados para sempre, e outros comprados por seis anos. Aqueles comprados para sempre, o verso diz, "Seu mestre furará sua orelha com uma sovela e trabalhará para ele para sempre" - para sempre, significa Jubileu SIGNIFICANDO BINAH REFERIDA COMO JUBILEU o que equivale a cinquenta. Isto alude a leitura do Sh'ma, que contém 25 e 25 letras, da manhã e dos serviços da noite, que são os cinquenta portões de Binah.


394. Depois do homem se juntar ao Santo Único, abençoado seja Ele, através dos seus meios, tornando-se Seu servo através do jugo do Tefilin na sua cabeça, e sua orelha perfurda, SIGNIFICA, abrir para ouvir Kriat Sh'ma - como a palavra Sh'ma significa em alguma linguagem que você ouça - OUVIR significa 'significado' (Heb. mashmaut) COMO UM TEM QUE SER ENTENDIDO A LEITURA DA SH'MA DESDE QUE ESTE É O SEGREDO DA UNIDADE.



395. Para aquelas pessoas cuja redenção é dependente da leitura do Sh'ma, que é o segredo do cinquenta, SE REFERINDO A BINAH, não pode haver redenção através da intervenção de alguém mais, como ele é  perfurado apenas para seu Mestre. Neste verso, nós não achamos menção "um dos seus irmãos pode redimi-lo" (Vayikra 25:49). Em considerar a oração do homem, ele pode ser como um escravo, como está escrito, "seis anos atá ele labutar" PONTOS PARA as primeiras três e últimas DA AMIDAH, com as quais o cantor pode preencher a obrigação  para aquele que não é capaz de rezar. NESTE CASO, NÃO HÁ REDENÇÃO ATRAVÉS DE ALGUÉM MAIS NA MEDIDA QUE O CANTOR O REDIME, como o Justo que vive para sempre - SE REFERINDO A YESOD, SE REFERINDO AO CANTOR - é então chamado pelos nomes de Boaz: Justo, Parente, Parente Próximo, Fiel. A MENSAGEM DESTES NOMES ILUSTRAS QUE ELES REDIMEM AQUELE QUE NÃO PODE AJUDAR ELE MESMO, QUE É O SEGREDO DA LEI DO CASAMENTO LEVIRATO E INCARNAÇÃO.


396. "Hashem está próximo para todos aqueles que chamam Ele" (Tehilim 145:18). Isto é melhor para o homem ser "um vizinho que está próximo que um irmão está longe" (Mishlei 27:10), significa o meio do pilar, DENOTANDO TIFERET - COMO YESOD É CHAMADA 'UM VIZINHO PRÓXIMO' E TIFERET É CHAMADO 'UM IRMÃO DISTANTE' que é considerada como o filho de Yud-Hei que ascende acima de Binah. Este mundo é o mundo do Jubileu consistido das cinquenta letras da unidade DE KRIAT SH'MA, SIGNIFICANDO OS CINQUENTA PORTÕES DE BINAH, COMO EXPLICADO ACIMA. Neste mundo, CHAMADO MALCHUT, o homem pode redimir ele mesmo por meio dos justos, DENOTANDO YESOD, SENDO seis anos que incorporam as três iniciais e as três bênçãos conclusivas DA ORAÇÃO AMIDAH; ESTE É O SEGREDO do Vav pequeno, DENOTANDO YESOD. Este é o significado de, "seis anos ele irá trabalhar."


397. Entretanto, no mundo vindouro, o mundo do Jubileu DENOTANDO BINAH, onde há o presente das cinquenta letras de Kriat Sh'ma, o cantor não pode isentar outro de sua sujeira, como não há redenção através dos outros, então ouça (Heb. sh'ma) em qualquer linguagem que você entenda, MAS É CRÍTICO QUE VOCÊ LEIA ISSO PARA VOCÊ MESMO. Presente aqui está a sugestão, "Se eu não estou para mim mesmo, quem está para mim". "Eu" DENOTA MALCHUT; "quem" (Heb. mi) se refere ao mundo do Jubileu DENOTANDO BINAH. ESTE INSINUA SOBRE SH'MA ONDE "EU" NÃO SE APLICA, MAS "MI" SIM.