quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mishipatim - Capítulo 10 - Um voto e um juramento

Rabbi Shimon disse que o juramento de Hashem é a Shechinah, a única filha, e que três pessoas são requisitadas para libertá-la de um juramento. Um voto é superior a um juramento porque, enquanto um juramento pode ter efeito em apenas algo insignificante; um voto é considerado como sendo feito sobre a Vida do Rei. Moisés lembra os Rabinos Chefes que das trevas emanavam luz, e que "Elohim fez o bem como o outro." Ele diz que votos decorrentes do mundo Vindouro, sendo Binah, superam os juramentos, que são considerados apenas deste mundo. Qualquer um que jure pelo Nome de Hahsem falsamento é considerado como se ele estivesse demolindo a construção do céu e terra e restaurando o mundo vazio e sem forma. Moisés diz que a mentira permanece no lugar de Samael, e que o juramento em falso pode ser comparado ao edifício do céu e da terra sobre uma base de falsidade, a mentira não pode prevalecer, como deve ser anulada, e portanto ele demoliu a estrutura e causou a queda do céu na terra. No final os chefes Yeshiva dizem que eles pedirão a D'us para descer Elijah para Moisés, carregado de riquezas para ele.



401. O santo Iluminado disse para ele: O juramento de Hashem é a Shechinah, a filha única, CHAMADA 'JURAMENTO DE HASHEM'. Não foi por nada que foi decidido que três pessoas são necessárias para libertar uma DE UM JURAMENTO; ESTE É O SEGREDO da letra Shin do Shabbat que três galhos da LETRA SHIN IMPLICA os TRÊS pais, NOMEADAMENTE CHESED, GVURAH, E TIFERET, E A LINHA GROSSA UNE OS TRÊS RAMOS DO FUNDO. Assim, ISTO É uma única filha CHAMADA shevuah (lit. juramento) como isso une OS TRÊS RAMOS DO SHIN.



 402. É certo que um juramento pode somente ter efeito em algo de substância, mas um voto pode ter efeito até mesmo em algo insignificante, e então isto é estabelecido na Mishnah. Além disso, eles disseram que um voto é superior a um juramento em que proferindo um juramento um juramento jura pelo próprio Rei, DENOTANDO MALCHUT, enquanto que um voto é considerado como tornar a vida do próprio Rei, DENOTANDO BINAH DE ONDE A VIDA É EXTRAÍDA, A SABER MOCHIN, PARA MALCHUT.


 403. O Pastor Fiel respondeu: os Rabinos Principais dos Yeshivas. Estou certo que você está bem ciente DO TÓPICO DE JURAMENTO E VOTOS. Entretanto, Ele que renova diariamento o ato da criação nos fazerá cientes de novas percepções, embora Kohelet disse, "e não há nada novo sob o sol" (Kohelet 1:9)  DENOTANDO ZEIR ANPIN, acima do sol que existe. Relembrando os segredos da Torah, eu desejo dizer que de "Por Hahem Elohim é um sol e escudo" (Tehilim 84:12), isto É PARA SER PRESUMIDO QUE ELE ILUMINA E PROTEGE ATÉ MESMO ABAIXO SOL. ESTA É A VERDADE Nesta mundo, A SABER O MUNDO DE ATZILUT, mas não no mundo Comum, A SABER OS TRÊS MUNDOS DE BRIYAH, YETZIRAH, E ASIYAH, OS QUAIS CONTÉM KLIPOT, QUE NEGAM SUA UNIDADE. Isto é assim apesar de "Elohim fez um como fez o outro" (Kohelet 7:14), SIGNIFICA QUE AS KLIPOT SÃO TAMBÉM O TRABALHO DE ELOHIM. Da escuridão, QUE É AS KLIPOT, emana luz, QUANDO AS PESSOAS AS SUPERÁ-LAS. ISTO É ATÉ ELES SEREM CONSIDERADOS COMO UM MUNDO COMUM, E A LUZ DO SOL, QUE É ZEIR ANPIN DE ATZILUT, NÃO SE ESTENDE PARA PROTEGÊ-LOS.


404. Certamente, o mundo vindourso, sendo Binah, está sob o sol, sendo o pilar do meio, DENOTANDO ZEIR ANPIN. Assim, os votos decorrentes de lá superam os juramentos e produzem efeitos mesmo em questões insignificantes. Um juramento é considerado deste mundo, DENOTANDO MALCHUT, que sobrevive apenas através de Yesod, como está escrito no verso, "mas o justo tem fundamento perpétuo" (Mishlei 10:25), ENTÃO ISTO PODE APENAS TER EFEITO NUMA QUESTÃO IMPORTANTE.


405. DENTRO DE YESOD juramentos são feito, como está escrito, "como vive Hashem: deitar-se até o amanhã" (Rut 3:13). "VIVER" É CHAMADA 'YESOD', como a Shechinah inferior é chamada de 'muro das lamentações', SENDO MALCHUT, sua morada, sendo o monte (Heb. tel-Tav Lamed) que todos se tornam. A PAREDE (HEB. KOTEL) É SOLETRADO Caf-Vav Tav-Lamed - Yud Hei Vav Hei, DENOTANDO ZEIR ANPIN, NUMERICAMENTE igual Caf-Vav. E certamente a Shechinah é o monte (Heb. tel) DE ZEIR ANPIN baseado no verso: "seus cabelos (Heb. kevutzotav) são ondulados (Heb. Taltalim) e negro como o corvo" (Shir Hashirim 5:11). Foi estabelecido que cada tipo (Heb. kotz) de cada letra contém montes (Heb. tel) de regras. O Dalet de 'um' (Heb. echad - Aleph-Chet-Dalet) é uma colina que todos verão, DENOTANDO MALCHUT. Esta dica DO DALET QUE DIFERENCIA DA FORMA DO RESH, QUE DENOTA YESOD, é pego entre o Aleph e Chet da palavra echad, DENOTANDO ZEIR ANPIN, e o Dalet de echad, DENOTADO MALCHUT. ASSIM É O VERSO, "por tudo o que está no céu e na terra! (I Divrei Hayamim 29:11); como Targum Yonatan lê, 'é pego entre o céu e a terra', SIGNIFICA QUE "TUDO" É OUTRO NOME PARA YESOD, E ISTO É REALIZADO ENTRE ZEIR ANPIN, SE REFERINDO COMO 'CÉU', E MALCHUT, SE REFERINDO COMO 'TERRA'.


406. Sobre isso, YESOD, tem os mestres da Mishnah  declarou no Tratado Chagigah: "...no que trás o suporte do mundo?" No pilar que o nome é Justo, SIGNIFICA YESOD, ou como está escrito, "mas o Justo tem fundamento perpétuo," certamente é a aliança no juramento, DENOTANDO MALCHUT. Sobre este pilar está Aleph-Chet e Dalet, que são céu e terra, como está escrito: "Se Minha aliança não ser dia e noite, isto seria como se não tivesse estabelecido as ordenanças do céu e da terra" (Yirmeyah 33:25). Aleph-Chet ponto para o céu, como está escrito, "então ouça você NO céu" (Eu Melachin 8:32), QUE SE REFERE A ZEIR ANPIN, e Dalet aponta para a terra como neste verso, "e a terra é meu banco para os pés" (Yeshayah 66:1), DENOTANDO MALCHUT.


407. E desde que a aliança, INDICANDO YESOD, é realizada entre o céu e a terra, DENOTANDO MACHO E FÊMEA, e contém um juramento, SENDO MALCHUT, onde o verso diz: "como Hashem vive: deitar-se-a até de manhã," ENTÃO UM JURAMENTO ESTÁ DEPENDENTE ACIMA DE YESOD, CONHECIDO COMO 'VIVER'. Aquele que jura por Seu Nome falsamente é considerado como um que destrói a construção do céu e terra, e restaura o mundo vazio e sem forma. Quando o homem remove a ponta, SENDO YESOD, do Dalet de echad, SENDO MALCHUT, o que permanece é um outro (Heb. acher: Aleph Chet Resh) nomeadamente Samael - CONHECIDO COMO 'O OUTRO', em cujo lugar permacece a falsidade. Isto pode ser comparado a contrução do céu e a da terra na base da falsidade. Verdade prevalece; a falsidade não pode, como deve ser anulada. Como tal ele destruiu a estrutura e causou a queda do céu e da terra.




408. Este, QUE JURA EM FALSO, é como o verso "Ele jogou a terra dos céus, a glória (Heb. tiferet) de Israel" (Eichah 2:1). ELE PERGUNDA: Quem colocou terra no céu para que ele pudesse ser expulso de lá? ELE RESPONDE: Ele aponta para Shechinah, CHAMADO 'TERRA', e Tiferet, CHAMADO 'CÉU' (HEB. SHAMAYIM) está com ela, pois não fez parte dela MESMO na sua queda. Este conceito é fundado no verso "Hashem é Meu Nome e Minha glória, eu darei para outro" (Yeshayah 42:8). Como nós sabemos que é verdade, DENOTANDO ZEIR ANPIN, sentir com ela - como está escrito, "e lançou a verdade por terra" (Daniel 8:12). ENTÃO NÓS VEMOS QUE O QUE PROVOCA A QUEDA DE MALCHUT TAMBÉM CAUSA A QUEDA DE ZEIR ANPIN, E ENTÃO ELE QUE JURA EM FALSO CAUSA A QUE DA DO CÉU E DA TERRA. Aquele que jura verdadeiramente preenche o verso: "A verdade brotará da terra" (Tehilim 85:12), AS INICIAIS SUGEREM QUE EMET ('VERDADE'), que é o pilar do meio - SIGNIFICA ZEIR ANPIN QUE É CHAMADO 'VERDADE' sobre a qual se ergue a estrutura, como está escrito, "Elohim criou o" (Beresheet 1:1), AS ÚLTIMAS LETRAS QUE SOLETRAM EMET. Então o verso continua, "o céu e a terra," ENTÃO NÓS VEMOS QUE A ESTRUTURA DO CÉU E DA TERRA É BASEADA NA VERDADE.




409. Como o juramento é o edifício deste mundo, MALCHUT, ele não ter dado continuidade sem Yesod, que é uma questão de fundo, um voto, se referindo ao mundo que está por vir, BINAH, substitui o juramento e pode pode ter efeito mesmo sobre assuntos que faltam substância, COMO com o objetivo de prevalecer, BINAH não requer Yesod, o órgão masculino que pertence a relações maritais. Para NAS PRIMEIRAS TRÊS SEFIROTES, CHOCHMAH NÃO PRECISA CHASSADIM PARA COM A QUAL ESTAR VESTIDA, COMO MENCIONADO ANTES. Assim, em Yom Kippur (Dia do Perdão), significa o Mundo Vindouro, BINAH, PARA que a oração Kol Nidre (lit. 'todos os votos') foi composta - COMO O VOTO DECORRE DE BINAH - proibe relações maritais, COMO O ACASALAMENTO DE YESODOT NÃO É PRATICADO EM BINAH COMO INDICADO.





410. LÁ, EM BINAH, a letra da Aliança, Yud - SIGNIFICA YESOD DE BINAH é a coroa do rolo da Torah, ou seja justos, DENOTANDO YESOD DE ZEIR ANPIN, como explicado, No Mundo Vindouro não há comida, bebida, e relações maritais, mas apenas pessoas justas sentadas, com suas coroas nas suas cabeças.




411. E já que não pode haver uso neste mundo, CHAMADO MALCHUT, com a coroa - SENDO A COROA DA CABEÇA DOS JUTOS, PRATICADO PAENAS COM BINAH - então os mestres da Mishnah anunciaram que todos que usaram da coroa devem partir DESTE MUNDO. A coroa neste mundo está abaixo de YESOD E NÃO NA CABEÇA DOS JUSTOS. As vogais são para serem usadas pelas letras. Entretanto, no mundo vindouro, SENDO BINAH, não haverá uso das letras, QUE INSINUAM MACHO E FÊMEA. Assim, no rolo da Torah, não existem vogais mas coroas, ELABORADO DE BINAH, E ELES SÃO AS COROAS NO TOPO DAS LETRAS, SENDO MACHO E FÊMEA. Então, ele que faz uso do rolo da Torah irá deixar ESTE MUNDO, e também aquele que faz uso de um que estuda Halacha, os Rabinos previstos, irão morrer.


412. Todas os Yeshiva principais prostaram diante dele e disseram: Certamento o Santo Único, abençoado seja Ele, fala através de sua boa, e para Ele nos curvamos. Nós percebemos que a partir destas palavras nenhum ser humano ao dele mesmo pode pronuncia-lo. Isto prova o verso que o qual testemunha sobre você: "Com ele eu falto boca a boca" (Bemidbar 12:8). Elijah não deve ser retirado de você, nós temos que perguntar ao Santo Único, abençoado seja Ele, para baixá-lo para você, carregado de riquezas e tesouros para você.