sábado, 7 de julho de 2012

Mishipatim - Capítulo 14 - "Mantenha-se longe de uma questão falsa"

O mandamento é para tratar os protagonistas igualmente e estarem longe da falsidade. Esta seção explora o problema do 'homem mau- bondade acontecerá a ele' e 'o justo - mal acontece a ele'. Mesmo no homem mal há ainda bondade em algum lugar; talvez ele vá se arrepender e dominar a sua inclinação. Quando o mal acontecer ao justo que decorre da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal; a Boa Inclinação o controla e então ele é justo, embora não haja mal presente nele que está sob seu domínio. O perfeito justo que não tem má inclinação decorre da Árvore da Vida.


436. "Mantenha-se longe de uma questão falsa" (Shemot 23:7). O mandamento é tratar igualmente os protagonistas para estarem longe da falsidade, então ninguém dirá que é favoritismo NA QUESTÃO. Em relação ao Santo Único, abençoado seja Ele, está escrito: "que favorece nenhuma pessoa, e não tem suborno" (Devarim 10:17). A última letras dessas palavras é igual Um (Heb. echad). Um juiz tem que ser como o "Um" - Um  Yud Hei Vav Hei, sem suborno, de modo a estar em Sua imagem.


437. Então em julgamento, um deve tratar ambos protagonistas do mesmo jeito, e não inclinar a lei favoravelmente de um sobre o outro, mas dá-los importâncias similar, até eles receberem julgamento. Depois cada um é julgado de acordo com seus atos.


438. Os mestre da Mishnah estabeleceram que os justos são julgados pela Boa Inclinação, e o homem mau pela Má Inclinação. O homem intermediário é julgado por ambos. Aquele que permanece pela Árvore da Vida, QUE É ATRAÍDA DE ZEIR ANPIN, não tem qualquer Julgamento, nenhuma Má Inclinação. Como é o perfeito justo, 'a bondade do justo pertence a ele', e a bondade significa apenas a Torah, como está escrito, "Pois Eu lhe dei uma boa doutrina, não abandones a Minha Torah" (Mishlei 4:2). 'O justo - mal acontecer a ele', deriva da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, DENOTANDO MALCHUT. Por que ele é chamado justo se ele tem mal, que é a Má Inclinação, REFERIDO COMO MAU? A resposta é que a Boa Inclinação o controla e então ele é um homem justo mesmo que não haja mal presente sobre sua dominação.



439 . ELE PERGUNTA: 'A maldade-bondade abate sobre ele', SE REFERE A TORAH QUE É CHAMADA 'BOA', COMO MENCIONADO. SE ENTÃO, por que isto é chamado 'mau'? ELE PERGUNTA: Ele está na cabeça de sua Má Inclinação. Bondade está sob seu controle, como um servo servindo autorizado por seu mestre. Mesmo que os maus coroem os jusos, e os justos perfeitos possam puni-los, "Não é bom castigar um homem inocente (lit. 'os justos')" (Mishle 17:26); por causa da bondade que ainda existe sob os pés do homem mau, talvez ele irá arrepender-se e dominar a sua inclinação,  E A MÁ INCLINAÇÃO se tornará como poeira sob seus pés.

 


440. Do aspecto de: 'o mau homem da bondade sucede ele', a Shechinah mente, COMO O VERSO DIZ: "e lhe descobriu os pés, e deitou-se para baixo" (Rut 3:7). Isto está em essência, "e uma serva que se torna herdeira de sua senhora" (Mishlei 30:23). A empregada é considerada a fêmea da Má Inclinação. A Má Inclinação é o macho, e então isto diz, "e Minha glória não darei para outro" (Yeshayah 42:8), e isto diz, "e o estranho que se aproxima será condenado a morte" (Bemidbar 1:51). PARA A MÁ INCLINAÇÃO É CHAMADO 'OUTRO' E 'UM ESTRANHO'.


441. Do aspecto de: 'o justo mau sucede ele', a Shechinah aqui é como uma coroa na cabeça do homem. A empregada, a Má Inclinação, é subjugada sob Seu amante. Do ponto de vista do justo perfeito, não há estranho e nem Má Inclinação aqui. Do aspecto do homem completamente mau, ele não tem parte com a Shechinah porque o homem pode apenas ter apenas participação no Lado Bom.



442. Nem toda Shechinah é a mesma. A Shechinah da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal é considerada um trono, SITUADA NO MUNDO DE BRIYAH OU 'CORPO DO HOMEM'. Mas da Shechinah da Árvore da Vida, SENDO O MUNDO DE ATZILUT, como está escrito: "não habitará o mal em Você" (Tehilim 5:4). Mas desde que está escrito, "e Seu reino governa tudo" (Tehilim 103:19), um que causa um defeito em sua área, EM BRIYAH OU 'CORPO DO HOMEM', é considerado como um que causa desonra na própria Matrona, EM ATZILUT. Desonra da Matrona é considerada de quem a deprecia em Sua residência. Desonra da Matrona é equivalente a desgraçar o Rei, ZEIR ANPIN, E RESULTA NA DESGRAÇA EM ZEIR ANPIN.




443. Ainda mais para aquele que faz Ela se mover de Sua posição EM BRIYAH, e aponta para sua empregada em Seu lugar, para qualquer um que desonra Ela, a Matrona não tolera, mas a empregada, que desertou e habita num lugar deserto. O defeito do homem devido aos seus pecados para todos os seus membros na medida que a Matrona não encontra lugar para habitar. Não há remédio para ele até ele retorna para Sela com todos seus membros, SIGNIFICANDO QUE ELE SE ARREPENDE DE SEUS PECADOS.

 

444. O Santo Iluminado, RABBI SHIMON, disse: Pastor Fiel, você portanto preparou-se, com esta composição de 248 preceitos, os meios para coroar o Santo Único, abençoado seja Ele, sobre todos os membros da Shechinah, em cada um dos preceitos, e você não está preocupado com sua honra. Feliz é sua porção! Como você coroa o Santo Único, abençoado seja Ele, sobre os membros da Shechinah - que são os homens de virtude de toda Yisrael, na medida em que os homens de virtude são os membros da Shechinah - então faz o Santo Único, abençoado seja Ele, causar Seu nome para habitar sobre você e coroa-lo sobre os acampamentos superiores e inferiores