quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mishipatim - Capítulo 15 - A ordem das leis em Tractate Nezikin (causa das injurias)

Aqui nós aprendemos sobre os julgamentos que recaem sobre as leis de dano; as quatro primárias causas de injúria são o leão, o boi, besta destruindo criaturas, e o fogo. Por fim há o homem, que é sempre propenso a prejudicar. Moisés dique que as letras de Adonai, quando reorganizadas, formam Dina, que é julgamento. Todos os julgamentos são executados pelo Nome. Moisés listou outras leis que requerem julgamento, e ele fala sobre o dano, vergonha, preguiça e fraqueza. Nós somos lembrados das bênçãos que foram roubadas de Yisrael através de cargas tributárias pesadas, diferentes tipos julgamentos pesados, e sacrifícios do Templo privados da Shechinah. O touro que foi ferido três vezes devastou tudo com pecado e destruição, raiva ira. Moisés também falou sobre o exílio dos filhos de Yisrael. Ele conta a nós que existem anjos que servem o corpo, e anjos que servem a alma, e há uma diferença entre eles. Cada nível inferior recebe do superior. No homem há divisão entre o corpo e a alma, um sendo material e o outro mental, um sendo Vida e o outro Morte. Mas o Santo Único, abençoado seja Ele, é Vida e Sua Shechinah é também Vida.



445. Levante, Pastor Fiel, para arrumar os julgamentos sobre as leis do dano em ordem do nome Yud Hei Vav Hei, sendo: "A carruagem de Elohim é duas vezes cem vezes, milhares e milhares (lit. 'shin'an')" (Tehilim 68:18), que é, o boi, águia, leão e o homem. Do lado direito onde está Yud Hei Vav Hei, tal ordem das quatro criaturas vivas: homem, leão, água, boi, SIGNIFICA QUE BOI, SENDO GVURAH, É LISTADO POR ÚLTIMO, e de acordo com as chances que nós temos em seu lugar, então é seu movimento e ordem. Os animais no Outro Lado são cavernas de injúrias na direita, 'shin'an ('mil', significa: 'anjo')', SIGNIFICA AS INICIAIS DE BOI, ÁGUIA, LEÃO, HOMEM. Por isso começa com boi, que é conectado com as quatro causas primárias da injúria: o boi, a cova, colheita destruindo animais, e fogo. O último é o homem, QUE É SEMPRE propenso a machucar.


446. Levante, desperta com Julgamento. O Pasgtor Fiel começou a dizer: "Adonai, abra meus lábios; e minha boca ensaiará Seu louvor" (Tehilim 51:17). Adonai, quando reorganizado se soletra Dina (Lit. 'julgamento'). Então os mestres da Mishnah disseram: A lei do rei é a lei, DESDE QUE MALCHUT É CHAMADA 'ADONAI', AS LETRAS DE DINA (PORTUGUÊS 'LEI'). Todos os Julgamentos são executados pelo Nome, e são executados pelas letras Dalet e Gimel. A Dalet se refere a Shechinah correspondente com a Gimel (=três) patriarcas, AO QUAL ELA SE TORNA A QUARTA. GIMEL REPRESENTA a Coluna Central, SIGNIFICA ZEIR ANPIN, QUE INCORPORA CHESED, GVURAH, E TIFERET, que é o Juiz Real, Julgamento do lado de Adonai - DENOTANDO MALCHUT onde o verdadeiro juiz habita. Do lado do Nome de Elohim, DENOTANDO BINAH, há um magistrado com o é dito: "mas Elohim é o Juiz" (Tehilim 75:7).


447. O que são estes Julgamentos? Primeiro para julgar os danos do boi, segundo, danos do poço, terceiro, danos do fogo, quarto, danos do homem. Depois, a lei dos quatro relógios, a saber aquele que vigia a título gratuito, aquele que vigia por uma taxa, o mutuário, e o locatário. Estes correspondem a quatro leis: a lei da divisão entre parceiros, divisão de terras, leis de escravos machos e fêmeas, leis de um requerente e um entrevistado em matéria de roubo de dinheiro, artigos perdidos, prejuízo para o homem companheiro e os quatro tipos de pena de morte através do tribunal.


448. O Sato Único, abençoado seja Ele, é Mestre (Heb. adon) através de Adonai, COMO ADON DECORRE DIN (LIT. 'LEI'), para julgar com vários julgamentos contra a serva ímpia que é herdeira de sua senhora, de quem decorre todo mal, sendo demônios, e de quem vem as almas dos ímpios, conforme estabelecido pelos mestres da Mishnah, que as almas dos perversos causam destruição no mundo. Outro El É prejudicial, um ladrão, mal, e Outro companheiro do El é veneno mortal.


449. Dano, ociosidade, vergonha e fraqueza TEM QUE SER PAGO para a Shechinah e seus filhos, OS FILHOS DE YISRAEL. ELE EXPLICA: Ociosidade significa ociosidade do estudo da Torah, QUE É O OUTRO LADO trás para os filohos; fraqueza, porque causa falta das palavras da Torah; dano, as várioas injúrias por demônios prejudiciais, raiva e ira; vergonha, porque eles envergonharam a Shechinah com seus ídolos e perguntou: 'Onde está seu Elohim?' Muito saque fez a serva do mal, como está escrito: "o roubo dos pobres em sua casa" (Yeshayah 3:14).


450. Muitas bênçãos a serva do mal roubou da Shechinah através de cargas tributárias pesadas, diferentes tipos de julgamentos pesados contra os filhos da Shechinah, numerosos sacríficos do Templo privados da Matrona, a vergonha da Matrona, que permaneceu privada de: suas quatro vestimentas de outro cintilante das quatro fileiras de pedras preciosas - SIGNIFICA CHESED, GVURAH, TIFERET, E MALCHUT - sobre as doze pedras preciosas - COMO CADA DE CHESED, TIFERET, E MALCHUT, É PARTE DAS TRÊS COLUNAS IGUALANDO DOZE; a capa com sinos e enfeites; quatro vestimentas de branco com a qual a Matrona se enfeita diante do Rei, como o verso diz: "e eu vou olhar para ele, para que eu possa lembrar da aliança eterna" (Beresheet 9:16), e também o roubo da amante, A SABER SHECHINAH, de numerosas oferendas.


451. O touro que tenha ferido três vezes, o marido DA SERVA MÁ, entra na morada do seu Mestre, o Rei, com suas quatro principais causas de injúria, a saber: pecado e destruição, raiva ira, todos calculados para destruir. Com seu corpo, ele esmaga os vasos, altar, menorah, mesa e outros recipientes; ele mente sobre eles e os destrói. Com seus dentes, ele consome os sacrifícios das oferendas na mesa; o resto ele pisa com os pés. Com seu chifre, ele chifra os sacerdotes e os Levitas, e devasta tudo, "ele profanou o rei e seus príncipes" (Eichah 2:2).



452. O poço representa a esposa má, Lilit, em sua casa, chamada a prisão. A empregada do mal aproveitou a Matrona e seus filhos, CHAMADOS OS FILHOS DE YISRAEL, colocá-los em seu exílio, colocou-os em cadeiras torcidas, e amarrou suas mãos para atrás; "ela habita entre as nações, não encontra descanso" (Eichah 1:3). Além disso, "tudo o que honravam e desprezavam, porque viram a sua nudez: ela suspira e volta para trás" (Ibid. 8).



453. E em adição a isso é a KLIPAH DO MAL, a prostituta, a Consumidora de Fogo, como está escrito, "um fogo engolfou Zion" (Ibid.). Depois, um homem vil ficou em quarto lugar na série danos principal, QUE É O DANO DO ANIMAL DESTRUINDO CULTURAS, como é dito em relação ao que é eternamente responsável quer esteja acordado ou dormindo. "Ele enviou o seu gado para pastar,"SIGNIFICA SUAS LEGIÕES, que comeram, consumiram, saquearam as vinhas e os pomares de Jerusalém e devastaram tudo.


454. Mestre do Universo. Você é a Verdade, sua Torah é verdadeira. Você nos deu os preceitos de Tefilin, para os Justos perfeitos, que serve como recompensa para seus atos, um artigo de beleza sobre suas cabeças, e eles servem seu Pai e Mãe COM ISTO, SENDO MACHO E FÊMEA, tal como o corpo, onde todos os membros servem a cabeça, E então a mulher,  DENOTANDO MALCHUT E A MÃO DO TEFILIN, servem seu marido, A SABER ZEIR ANPIN.




455. Existem anjos que servem o corpo, e anjos que servem a alma. Assim como há esta distinção entre o corpo e a alma, então há uma diferença entre anjos do corpo e anjos da alma. Há uma alma sobre a alma e anjos sobre os anjos, como é dito, "pois há um alto que vigia sobre ele que é alto; e existe ainda um mais alto do que todos" (Kohelet 5:7). Esta é a alma de uma alma, VINDA DE ATZILUT, todos deles, NÃO HÁ DIVISÃO ENTRE TODOS. Mesmo que metaforicamente CADA NÍVEL INFERIOR COMPARADO A UM SUPERIOR é como um corpo comparado a alma, isto porque eles recebem um do outro. Então a Shechinah, quando comparada a outras luzes no mundo de Briyah, é como a alma do corpo, mas quando comparada ao Santo Único, abençoado seja Ele, ZEIR ANPIN, Ela é considerada como um corpo. Mas isto é tudo um, o corpo e alma. Não é assim como o homem, há uma divisão entre o corpo e alma. Um é material, o outro mental; um é Vida, o outro Morte, mas o Santo Único, abençoado seja Ele, é Vida e Sua Shechinah é Vida, como está escrito, "Ela é a Árvore da Vida par aqueles que se agarram a Ela" (Mishlei 3:18).