domingo, 11 de novembro de 2012

Mishipatim - Capítulo 24 - "E todas as coisas que eu disse a você deve ficar atento"

Nos dizem que é importante servir a Deus para que Ele esteja consciente que nenhum mal vai cair sobre nós, e nós não devemos mencionar o nome de outro Elohim. Rabbi Yehuda diz que a Torah adverte os homens em vários lugares para observarem seus preceitos, porque toda Torah é o nome do Santo Único abençoado seja Ele.



541. "E todas as coisas que eu tenho dito para você estar atendto de (Heb. tishameru)" (Shemot 23:13). ELE PERGUNTA: Por que é o passivo 'tishameru'? Não deveria usar a forma ativa? ELE RESPONDE: 'tishameru" está correto se referindo a "todas as coisas que eu disse para você" significa, Eu ressaltei o ponto de servir-Me, estar consciente que nenhum mal te sucederá. "tishameru (também: 'estar guardado')": pela minha proteção sozinho. "e não fazer menção do nome de outro Elohim" (Ibid.), é para ser entendido como nós estabelecemos. Outra explicação do verso "e não fazer menção do nome de outro Elohim" significa, Não se referem a ele, para que você não caia entre as nações em outras terras e possa se tornar cumprido o que está escrito no verso "e lá você serve outro Elohim... (Devarim 28:36).



542.Outra explicação para "E todas as coisas que eu tenho dito a você estar atendo de." Rabbi Yehuda começou, "Ouça meu povo, e eu vou testemunhar contra você... não haverá nenhum estranho El entre vocês... Eu sou Hashem seu Elohim que te tirei da terra do Egito" (Tehilim 81:9-11). David falou destes versos com o Santo Espírito; Vamos examiná-los. "Ouça, Meu povo": em vários lugares da Torah avisa o homem, em numerosos lugaras o Santo Único, abençoado seja Ele, avisa o homem e isso é para o benefício do homem, então ele irá observar os preceitos da Torah. Ele que é observante dos caminhos da Torah, e é ocupado com isto, é considerado como ocupado com o Santo Nome.



543. Nós aprendemos, toda a Torah é o nome do Santo Único, abeçoado seja Ele, e aquele que é ocupado com ela é considerado ocupado com o Santo Nome, como toda Torah é um Nome Santo, um nome divino, um nome incorporando OUTROS nomes. Aquele que deduz uma letra é considerado como causando um defeito no Santo Nome. Nós aprendemos, "e fazer não menção do nome de outro Elohim." SIGNIFICA, não adicionar ou detrair da Torah, COMO ELE CAUSA UM DEFEITO NO SANTO NOME E FORTALECE OUTRO ELOHIM. Rabbi Chiya disse: "o nome de outro Elohim" refere-se a aquele ocupado com livros estrangeiros não da Torah. "nem que seja ouvido da sua boca"; é proibido atá os mencionar, aprender deles, especialmente UMA EXPLICAÇÃO da Torah.



544. Rabbi Yehuda ensinou assim. Qual é a razão para o verso, "o nome de outro Elohim" e ao lado é este verso, "Você deve manter a festa dos pães sem fermento" (Shemot 23:15). A explicação é que aquele que não mantém esta, "A FESTA DO PÃO SEM FERMENTO" é equivalente a aquele que não mantém a fé no Santo Único, abençoado seja Ele. Por que? O assunto está intimamente conectada a ela. Rabbi Yitchak disse: Assim é com todos os outros feriados e festivais, como eles estão todos conectado com o Santo Nome. Sobre isso nós aprendemos, está escrito, "Três vezes no ano" (Ibid. 17), porque  deles a Fé é suspensa, SENDO O SEGREDO DAS TRÊS COLUNA QUE MALCHUT, CHAMADA FÉ É CONSTRUÍDA DELA.