sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mishipatim - Capítulo 25 - Todo homem de Yisrael, que é circuncidado deve ser apresentado

Rabbi Elazar nos conta que cada circuncisão de um homem de Yisrael precisar ser diante do Santo Rei com o objetivo de receber as bênçãos do fluxo da fonte. Através de uma história ele ilustra que Yisrael tem que permanecer separado dos incrédulos.



545. "...todos seus machos devem aparecer! (Ibid.). ELE PERGUNTA: Por que "todos seus machos"? Rabbi Elazar disse, literalmente todos os machos para que eles recebam a bênção da fonte da primavera, DENOTANDO YESOD. Daqui nós aprendemos que cada circuncisão de judeus precisa ser diante do Santo rei para receber as bênçãos da fonte da primavera. Esta é a essência do verso "de acordo com as bênçãos de Hashem seu Elohim que as quais ele lhe deu" (Devarim 16:17), e, "diante do Mestre, Hashem." Como explicado, O MESTRE É YESOD, porque daqui as bênçãos bem, e eles recebem bênçãos. Feliz é a porção de Yisrael sobre as outras nações.



546. Uma vez Yisrael faz uma peregrinação A JERUSALÉM para celebrar a festa e havia não judeus entre eles. Aquele ano nenhuma bênçãos estava presente no mundo. Eles vieram e perguntaram Rav Hammuna Saba. Ele disse para eles, vocês viram algum sinal QUE INDICAVA QUE A PEREGRINAÇÃO FOI INFAVORÁVEL? Eles responderam, nós não vimos um sinal; quando nós retornamos de lá, todas as estradas foram bloqueadas pela água, houve nuvens e trevas e nenhum de nós que foi lá pode VOLTAR. Além do mais, quando nós voltamos para ver, a superfície do céu ficou escura e tempestuosa. Ele disse para eles, com certeza havia entre vocês algumas pessoas não circundadas ou adoradores de ídolos. Porque em tais momentos, as bênçãos atingem somente os de Yisrael circundados. O Santo Único, abençoado seja ELe, olha para aquele sinal e os abençoa.



547. No próximo ano, eles fizeram peregrinação, e adoradores de ídolos estavam dispersos entre eles. Quando eles comeram a carne do sacrifício e se regojizaram, eles viram os adoradores de ídolos olhando para eles como uma parede, NOMEADAMENTE TRISTE. Eles olhavam como todos faziam as bênçãos mas eles não fizeram. Eles disseram isso num tribunal de direito. Eles vieram e os perguntaram, qual parte do sacríficio você comeram? Eles não sabiam. Indagando mostraram que eles não eram Judeus e não foram mortos. Eles disseram, abençoado é o Santo Misericordioso que salvou Seu povo. As bênçãos repousam apenas em Yisrael, semente santa, filhos da Fé, filhos da verdade. Esse ano as bênçãos no mundo atingiram seu ápices. Ele explicou, "Com certeza o Justo da graças a Seu nome..." (Tehilim 140:14)



548. Rabbi Chiya disse, devido ao mérito de Yisrael circundado, o inimigo é humilhado diante deles e eles herdarão a terra. Venha e veja: está escrito, "todos seus homens aparecem"(Shemot 34:23), SIGNIFICA CIRCUNCISÃO DE HOMENS, então está escrito: "Porque eu lançarei as nações diante de você, e ampliarei suas fronteiras" (Ibid. 24) SIGNIFICA, NO MÉRITO DA CIRCUNCISÃO, o Santo Único, abençoado seja Ele, "Porque eu lançarei as nações diante de você, e ampliarei suas fronteiras" (Ibid. 24) SIGNIFICA O MÉRITO DA CIRCUNCISÃO, o Santo Único, abençoado seja Ele, QUE POSSUI JULGAMENTO E MISERICÓRDIA,  tira os maradores de seu lugar, SE REFERINDO AOS INIMIGOS, e os recoloca em seu luga SIGNIFICA OS FILHOS DE YISRAEL. Por esta razão, "todos seu homens aparecem diante do mestre, Hashem," A SABER O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, QUE É TIFERET POSSUINDO JULGAMENTO E MISERICÓRDIA E ENTÃO ELE PODE DESARRAIGAR ALGUNS E RECOLOCAR OUTROS. Rabbi Yehuda disse, "o mestre" assemelha-se as palavras no verso, "Eis, o mestre, Hashem Tzevaot, cortará os ramos com violência" (Yeshayah 10:33), QUE SE REFERE DESARRAIGAR OS MORADORES. "E sairá uma vara..." (Yeshayah 11:1) SE REFERE A TRAZER DE VOLTA OS MORADORES. É tudo o mesmo, JULGAMENTO E MISERICÓRDIA TRABALHANDO JUNTOS  e ele arranca moradores e instala outros moradores. Rabbi Yitzchak disse, existe um mestre QUE É TIFERET, e há um mestre (Heb. adon) QUE É YESOD. Todos são dependentes em um, A SABER MALCHUT CHAMADO ADONAI.