sábado, 10 de novembro de 2012

MIshipatim - Capítulo 28 - "Eis que envio um anjo diante de você"

Esta seção fala novamente sobre o espírito apego a Hashem. Moses percebeu que o anjo de "Eis que envio um anjo diante de você" iria constituir uma separação de Yisrael, e ele desejou a presença de Hashem para estar com ele. Rabbi Aba disse que não se deve misturar uma matéria inferior com uma superior; o exterior não deve cuidar de um nível interior, como o interior representa santidade e o exterior representa impureza. Rabbi Shimon esclarece o assunto dizendo que o anjo estava destinado somente a guarda de Yisrael, e isso não significa que haveria uma separação de Hashem, embora outros comentaristas sobre a Torah terem discordado neste ponto. Rabbi Shimon conclui que Moisés não queria um anjo, como está escrito, "E ele disse, se agora tenho achado graça em Seus olhos, Adonai, deixe meu Senhor, eu rezo a Você, vá entre nós."



555. Nós aprendemos, desde que o Santo Único, abençoado seja Ele, vai com Yisrael, um espírito, por assim dizer, se apega a um espírito. Sobre isso está escrito, "Mas você que fez unir a Hashem" (Devarim 4:4), com todos os tipos de apego, sem uma despedida do outro, Quando foi dito, "Venha eu enviei um anjo diante de você" (Shemot 33:2), Moisés percebeu que isso iria constituir uma separação DE YISRAEL então ele disse, "se sua presença não vai comigo, não nos faça sair daqui" (Shemot 33:15).



556. Rabbi Aba, disse, que está escrito diante deste verso, "O primeiro das primicias de sua terra você deve trazer a casa de Hashem seu Elohim. Não cozinharás mais o cabrito no leite de sua mãe" (Shemot 34:26). ELE PERGUNTA: O que ele está tentando implicar com estas palavras? ELE RESPONDE: para não misturar a matéria inferior com uma superior, o exterior não deve cuidar de um interior. Qual é a diferença entre eles? O exterior, SIGNIFICA A CRIANÇA, representa o aspecto de sujeira, enquanto o interior, SIGNIFICA SUA MÃE, representa santidade. Quem é a mãe? É a Congregação de Yisrael, MALCHUT chamada 'mãe', PARA A EXTENSÃO DE MALCHUT ATINGIR ATÉ A KLIPOT NO SEGREDO DE "SEUS PÉS DESCEM ATÉ A MORTE" (MISHELI 5:5). "o leite de sua mãe..." SIGNIFICA que aqueles que não devem, não devem mamar daquele lado.



557. Aqui está escrito, "Venha eu enviei meu anjo diante de você," ENTÃO YISRAEL QUE É O MAS ÍNTIMO E É AGARRADO COM HASHEM, ESTÃO ENTREGUES AO ANJO, REPRESENTADO O OUTRO ASPECTO. Moisés disse, eu recebi uma promessa de Você, que não iria partir de nós, COMO RESULTADO DO PRECEITO DAS PRÍMICIAS O MUNDO EXTERIOR NÃO DEVE MISTURAR-SE COM O INTERIOR COMO EXPLICADO. Certamente, "Se Sua presença não vai comigo, não nos faça subir daqui. Pois em que se conhecerá..." UM NÃO TEM QUE INSISTIR QUE O ÚLTIMO VERSÍCULO CITADO DE KI TISA, COMO NÃO HÁ ORDEM CRONOLÓGICA NA TORAH.



558. Rabbi Elazar disse: Esta declaração do Santo Único, abençoado seja Ele, proferida por amor a Yisrael a encontrar favor com eles. É similar ao caso do rei que queria ir com seu filho e não o deixam. O filho veio mas tive medo de perguntar ao rei para ir com ele. O rei falou para dizer, em geral assim e assim vai junto para proteger você, depois ele disse, seja cuidadoso com ele como ele não é um homem perfeito. O filho disse: Se assim for, ou eu ir comigo, mas eu não farei parte de você. Então o Santo Único, abençoado seja Ele, primeiro disse, "Eu enviei um anjo diante de você, para lhe mantar no caminho." Depois Ele disse, seja cuidadoso com ele... Naquele momento, Moisés disse, "Se sua presença não vai comigo..."



559. Rabbi Shimon chegou, encontrou-o, RABBI ELAZAR, FALANDO ESTA AFIRMAÇÃO. Ele disse: Elazar, meu filho, o que você está dizenndo é bom. Mas venha e veja: neste lugar quando o Santo Único, abençoado seja ELe, disse: "Veja Eu enviei um anjo..." Moisés não disse nada, ou retorquiu. Por que? Neste ponto não há separação Dele, COMO O ANJO FOI ENVIADO SOMENTE PARA GUARDÁ-LOS, e esta matéria foi estabelecida com os amigos. CONTUDO AS COISAS ERAM DIFERENTES SOBRE ESTE VERSO "E EU ENVIAREI UM ANJO DIANTE DE VOCÊ: E EU LANÇAREI FORA... PORQUE EU NÃO SUBIREI NO MEIO DE TI.." (SHEMOT 33:2). Outros entendem estas passagens de uma forma oposta; AQUI O VERSO INDICA SEPARAÇÃO CONSIDERANDO QUE NÃO HÁ SEPARAÇÃO. Os antigos comentaristas não os vê desta maneira. Quando você olhar para o assunto, tudo volta a ser bom, cada um baseado na sua comunidade, usando uma interpretação.



560. Quando Moisés reagiu? Isto aconteceu quando Ele disse, "e Eu enviarei um anjo diante de você" APÓS O QUE ESTÁ ESCRITO: "PORQUE EU NÃO SUBIREI NO MEIO DE TI." Mas aqui está escrito: "Veja Eu enviei um anjo" e o verso não é elaborado COM AS PALAVRAS "PORQUE EU NÃO SUBIREI NO MEIO DE TI." Por isso diz aqui "Mas se você deve realmente obedecer sua voz, e fazer tudo que Eu falei" (Shemot 23:22), "tudo que eu falei" exatamente, assim escreve ao lado dele, "então serei inimigo dos seus inimigos, e um adversário para seus adversários" (Ibid.). Tudo é dependente Dele ABENÇOADO SEJA ELE. NÃO HÁ SEPARAÇÃO AQUI ENTÃO MOISÉS NÃO RESPONDEU DE VOLTA.



561. Rabbi Yehuda disse. Se você questiona que ambos VERSOS que nós estamos falando há um anjo real COM SEPARAÇÃO ATÉ Moisés não responder como como ele não tinha posição forte DESDE QUE NÓS VEMOS QUE MESMO EM RELAÇÃO AO VERSO NA PORÇÃO DE TISA, "E ENVIAREI UM ANJO DIANTE DE VOCÊ," MOISÉS NÃO REAGIU IMEDIATAMENTE. Quando ele respondeu? Quando o verso diz, "Se Sua presença não vai comigo, não nos faça sair daqui", COMO UMA REAÇÃO AO VERSO, "MINHA PRESENÇA NÃO VAI COM VOCÊ, E EU VOS ALIVIAREI" (SHEMOT 33:14). LÁ ELE PUDESSE REAGIR. Rabbi Shimon disse: Em resumo, Moisés não queria um anjo como está escrito: "E ele disse, se agora eu achei graça em Seus olhos, Adonai, deixe meu senhor, eu rezo a Você, vá entre nós" (Shemot 34:9).