terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mishipatim Capítulo 3 - "O velho sábio (Saba)" - Parte 3




34. Além do mais, o final da passagem diz, "por entre os todos sábios das nações, e em todos os seus reinos, não há ninguém como Você..." (Yirmeyah 10:7). Todo este louvor é direcionado para as outras nações. Não é de admirar que eles não são levantados neste verso até o mais alto céu. COMO O VERSO DÁ AOS SEUS SÁBIOS E REINOS ALGUMA RELAÇÃO COM O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, QUE É NECESSÁRIO PARA DIZER QUE ELE É MAIOR DO QUE ELES. Mas o Santo Único, abençoado seja Ele, fecha seus olhos então eles não O conhecem de forma alguma, o que é que nós dizemos que eles todos são nada, menos do que nada e vaidade, como está escrito, "Todas as nações diante Dele são como nada; e eles são contados para Ele menos do que nada, e vaidade" (Yeshayah 40:7). Ainda o verso dá a eles grande e preciosa importância EM DIZER QUE ENTRE TODOS OS SÁBIOS DAS NAÇÕES E EM TODOS O SEU REINO NÃO HÁ NINGUÉM COMO VOCÊ. O comerciante fala sobre a grandeza de Deus, e coo ele é falsamento comparado aos sábios de várias nações. Nós ouvimos os nomes Elohim, Yud Hei Vav Hei totalmente definido, Rei das Nações, e Hashem. "Por entre todos os sábios das nações, e em todos seus reinos, não ninguém como Você."

.

35. Rabbi Chiya disse para ele, ainda está escrito, "Elohim reina sobre as nações..." (Tehilim 47:9). Ele disse para ele, eu vejo que você estava atrás de sua parede, e veio com este verso para ajudá-los. Eu deveria ter respondido a primeira a tudo o que eu disse, mas desde que eu encontrei você no caminho, eu vou te remover de lá e dai vou mudar tudo.


36. Venha e veja, todos estes nomes e denominações para os nomes do Santo Único, abençoado seja Ele, expandem para seus caminhos, e são vestidos um no outro, e separam em diferentes maneiras e caminhos exceto para um nome, que é mais refinado do que qualquer outro nome, que Ele legou para as pessoas singulares, a mais purificadas das outras nações. Isto é Yud Vav Dalet, Hei Aleph, Vav Aleph Vav, Hei Aleph, como escrito, "Para a porção de Hashem estão Suas pessoas," e "Mas você que se apegou a Hashem" (Devarim 4:4), ADERINDO a este nome muito mais do que para qualquer outro nome.




37. Há um nome, de todos os Seus nomes, que se estende em várias formas e caminhos, chamado ELohim. Ele legou este nome, e foi dividido entre os seres inferiores neste mundo. Este nome foi dividido entre os ministros e os funcionários nomeados que conduzem as outras nações, como escrito, " E Elohim veio a Bilaam durante a noite" (Bemidbar 22:20), e "Mas Elohim veio a Abimelech num sonho à noite" (Beresheet 20:3). Também cada ministro do Santo Único, abençoado seja Ele, designados para outras nações, são partes deste nome. Até idolatria é chamada por este nome. E este nome reinou sobre as nações, e não o nome que reinou sobre Yisrael, QUE É O NOME YUD HEI VAV HEI,que é único para as nações únicas, as pessoas de Yirael, a nação santa.



38. Mas se você argumentar nós podemos explicar o verso, "Quem não temeria a Ti, O Rei das nações?" que o none que é rei das nações é  Elohim, como o medo pertence a ele, e Julgamento habita nele, isso não é assim. Isto não foi dito no contexto, pois de outro modo até a idolatria seria inclusa nisto, EM "QUEM NÃO TEMERIA A TI," ATÉ IDOLARIA É CHAMADA ELOHIM.



39. Mas uma vez que a parede a qual você estava inclinado se desfizer, o verso prevalece após alguma observação. "Quem não temeria a Ti, O Rei das nações?" Se você diria isso se referia ao Santo Único, abençoado seja Ele, como o Rei das nações, e nao é assim. Mas  A EXPLICAÇÃO É,  O que o rei das nações não temeria a Ti, nem em ser em respeito a Você ou tremer diante de Você? ISSO É COMO SE ESTÁ ESCRITO, 'Qual rei das nações não teme a Ti?' Similarmente, "Haleluyah! Louvai, O servos de Hashem, rezem o nome de Hashem"(Tehilim 113:1). Qualquer que ouça isso não sabe o que isso significa. Após dizer Haleluyah, É DITO também, "Louvai, O (ou: 'para') servos de Hashem." Isso deveria ser escrito, 'Servos de Hashem, rezem o nome de Hashem'. MAS AINDA É NECESSÁRIO, POIS EMBORA DIGA PRIMEIRO HALELUYAH, O ASSUNTO SÃO OS SERVOS DE HASHEM. Aqui também, EMBORA DIGA PRIMEIRO "QUEM NÃO TEMERIA A TI," O SUJEITO É O 'REI DAS NAÇÕES'. ISTO COMO SE está escrito, "Quem entre os reis das nações não temeria a Ti." Tudo foi dito corretamente.



40. "Por entre todos os sábios das nações, e em todos os seus reinos, não há nenhum como Você..." significa, o que é espalhado entre eles em sua sabedoria - isto é "não há nenhum como Você," e todos eles reconhecem isso. Quando eles vêem em ssua sabedoria Seus atos poderosos, esta frase se espalha entre eles e eles dizem. "não há ninguém como Você," A LIÇÃO DO VERSO É QUE entre todos os sábios das nações e através de seus reinos, eles dizem "não há ningué como Você," e isso é conhecido entre eles. Os amigos se alegram de choram, mas não dizem nada. Ele também chora novamente. Nós aprendemos sobre idolatria e sobre as almas que encarnam para maldades no mundo, como se refere em "E se um homem vender sua filha para ser uma serva". Quando Deus ver que a criança vai ficar má na vida isto para Ele mesmo enquanto está ainda jovem e perfumada. O comerciante diz que quando Deus criou o mundo ele também criou todas as almas que posteriormente seriam encarnadas em corpos, e mesmo quando as almas não desejam vir para este mundo ele as faz vir, desde que foi para isso que elas foram criadas. Quando o tempo para deixar o mundo vem a alma pode ser livre, refinada e limpa para que Deus possa estar satisfeito com isto e recompensá-la no Jardim do Éden. As almas são inseridas no livro do Rei, onde elas são registradas com seus nomes. Se a alma é suja, e não digna, ela se encontra em estranhos campos de demônios que trazem isso de Gehenom. Almas puras são protegidas pela vestimenta que é espalhada sobre elas, que é o nome Eloha. Nós ouvimos que as almas do amado entram na câmara do amor, que é situada abaixo do Santo dos Santos de Briyah, no firmamento escondido. O Santo Único, abençoado seja Ele, acha que a santa alma aqui, e levanta com ele em prazer.


41. Ele abriu com, "Então ela disse a Abraham, Expulse esta serva e seu filho..." (Beresheet 21:10). Os amigos observaram que Sarah queria remover a idolatria de casa. Portanto está escrito, "tudo o que Sarah disse para você, escutai a sua voz" (Ibid. 12), COMO A SERVA É CONSIDERADA IDOLATRIA. Aqui está escrito, "E se um homem vende sua filha para ser uma serva" (Shemot 21:7), a saber, a alma que encarna para as maldades do mundo. "Para ser uma serva" se refere ao outro lado das escalas da má envarnação revertida EM FALSAS ESCALAS COMO MENCIONADO, e é prejudicado PELO OUTRO LADO. Em retirá-lo de lá, ele "não sairá de lá como as servas fazem" (Ibid. 8), que são as almas erradas, MAS RECEBE UMA COROA EM SUAS CABEÇAS, COMO VAI SER DITO.



42. ELE PERGUNTA, quem são AS ALMAS mencionadas aqui, E RESPONDE, este é o segredo. Estas são as almas das crianças jovens, que sugam nas forças de suas mães. O Santo Único, abençoado seja Ele, vê que vai viver num mundo onde terá mal cheiro e azedo como vinagre. PORTANTO Ele os reune enquanto são jovens e emite bom perfume.



43. O que  O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, faz Ele permite a eles serem prejudicados pela mão da escrava, que é Lilit. Uma vez que eles são colocados sob seu poder, ela se alegra com essa criança e a oprime. Ela o leva para longe do mundo enquanto ele ainda está mamando na força de sua mãe.