quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mishipatim Capítulo 3 - "O velho sábio (Saba)" - Parte 4



44. Se você argumenta que estas almas irão fazer bem no mundo, não é assim, como escrito, "se ela não agrandar a seu senhor" (Shemot 21:8), como o homem que vai azedar por ele depois de algum tempo, se ele  vai continuar a viver. Esta alma está oprimida, enquanto outro não é. Destes está escrito, "e considerou todas as opressões" (Kohelet 4:1). Este é o signifiado de, "Se ela não agrada ao seu senhor."


45. "Quem designou ela para si mesmo (Heb. lo)" (Shemot 21:8). A palavra 'lo' é escrita com Aleph para não dizer. Se você diz o Santo Único, abençoado seja Ele, dá isto para o Outro Lado, do primeiro dia de sua existência, não é assim. Para agora com as voltas das escalas, Ele "designou ela para ele mesmo," 'lo' sendo pronunciado para com Vav para significar para ele mesmo, o que não era antes.


46. "Então ele permitirá que seja resgatada" (Ibid.). Qual é o signifiado do que? ELE RESPONDE, o Santo Único, abençoado seja Ele, redime isso agora, ENQUANTO ele ainda emite BOA fragrancia, antes que azede. Ele o levanta aos mais altos céus para Seu Yeshivah. Se você diz que desde ele estava errado pelo Outro Lado, Ele entregá-lo, como foi dito, a bastardos acadêmicos e para o justo das nações, o verso prova que, "para vender ela para uma nação estranha ele deve ter nenhum poder, vendo que ele se tratou enganosamente com ela" (Ibid.), como Ele se oprimiu com a mudança das escalas. Mas seguradamente Ele vai dar isso para Yisrael e para nenhum outro. Quando isso emerge das escalas, "não sairá como os servos fazem," mas é dado uma coroa alta em sua cabeça.



47. Se você diz que o lado vem da criança. ISSO SIGNIFICA QUE TEM PODER SOBRE SUA ALMA, isso não é assim. Mas isso leva a alma a se alegrar nele. Ele voa para fora de suas mãos e entra no lugar DO OUTRO LADO, onde isso visita aquela criança. Ele está encantado com ele e zomba dele, cobiça depois da carne, então que o Santo Único, abençoado seja Ele, leva sua alma enquanto ela TOMA seu corpo. Depois que tudo é sobre o controle do Santo Único, abençoado seja Ele.


48. Venha e veja, "ela não sairá como os servos fazem." ELE PERGUNTA, qual é o significado de, "VA COMO AS SERVAS," E RESPONDE, quando isso deixa as escalas e aquele lado com alegria, o Santo Único, abençoado seja Ele marca isso e sela com um certo anel, espalha sobre com Sua preciosa vestimenta, que é o Santo Nome Eloha. Que é o significado de, "ele tratou negativamente com ela (também: 'sua vestimenta está com ela')," que é, enquanto a preciosa vestimenta do Rei é nisto. Desde que Sua vestimenta está sobre isto, está escrito, "para vender ela para uma nação estrana ele não terá poder."


49. Este é o significado de, "como nos dias quando Eloha preservou-me" (lyov 29:2), QUE SE REFERE A PRECIOSA VESTIMENTA CHAMADA ELOHA, COMO MENCIONADO. Isso é em referência para este segredo que está escrito aqui, "para vendê-la para uma nação estranha ele não deve ter nenhum poder, vendo que sua vestimenta está com ela." Isso é porque a preciosa vestimenta do Rei está sobe ele, desde "Sua vestimenta está com ela" então "para vender ela para um nação estranha ele não tem nenhum poder."


50. ELE PERGUNTA, o que dizer do domínio daquele lado tem mais aquela alma. PARA ELE DIZ QUE O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, DA PERMISSÃO PARA O OUTRO LADO PARA ERRADO DAQUELA ALMA. ELE RESPONDE, venha e veja, as pessoas no mundo estão sobre o domínio do santo Rei; eles todos tem tempo PARA VIVER neste mundo até Ele desejar aumentar eles do mundo. O OUTRO LADO NÃO É PERMITIDO PARA PREJUDICÁ-LOS ANTES DESTE TEMPO. No entanto como para ele, ele não DEFINIU tempo PARA VIVER. PORTANTO ele zomba e se deleita em que a alma E PARTE DESTE MUNDO. ASSIM, UMA VEZ QUE NÃO FOI ATRIBUÍDO TEMPO, O OUTRO LADO É DADO PERMISSÃO PARA OPRIMI-LO.


51. Além disso, estes versos contém advertências para as pessoas, e muito bons conselhos elevados estão presentes em todas as palavras da Torah, que são toda verdade do caminho verdadeiro. Eles são conhecidos para o sábio, que conhece e anda o caminho da verdade. Quando o Santo Único, abençoado seja Ele, desejou criar o mundo, Ele assim o desejou e decidiu criar as almas que seriam colocadas nas pessoas depois. E eles estavam todos moldados diante Dele no melhor corpo que eles iriam ter nas pessoas, e Ele viu todos e cada um.


52. Algumas delas irão sujar suas formas no mundo. Quando seu tempo chegar PARA DESCENDER PARA O MUNDO, o Santo Único, abençoado seja Ele, convoca a alma e diz a ela, vá, entre num certo lugar, um certo corpo. Ele responde a Ele, Mestre do Universo, Eu sou satisfeito com o mundo que eu habito e não deve ir para outro mundo, onde deve ser escravizado e sujo no meio deles. O Santo Único, abençoado seja Ele, disse para ele, desde que foi criado esta é a razão porque você foi criado, para estar neste mundo NUM CORPO. Quando a alma vê isto, desce apesar de si mesma e entra NUM CORPO.


53. A Torah que da conselhos para todos que percebem que, adverte as pessoas no mundo, dizendo, Veja como o Santo Único, abençoado seja Ele, tem compaixão para você. Ele vendeu de graça o jóia boa que Ele tinha, A SABER A ALMA, de modo que você vai cultivá-la neste mundo.