domingo, 2 de dezembro de 2012

Mishipatim Capítulo 3 - O velho sábio (Saba) - Parte 8



81. Qual é O SIGNIFICADO DE, ""Não retire nada bom daqueles de quem é devido"? ELE DIZ, o Santo Único, abençoado seja Ele, e a Congregação de Yisrael, QUE É MALCHUT, estão aqui. Para onde que as  palavras da Torah são faladas, o Santo Único, abençoado seja Ele, e a Congregação de Yisrael estão presentes, e dá ouvidos a eles. Então, quando O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, E A CONGREGAÇÃO DE YISRAEL saem da Árvore do Conhecimento do Bom e Mau, QUE É MALCHUT, para escutar as palavras da Torah, seu lado bom é elevado e sobe ao alto, e o Santo Único, abençoado seja Ele, e a Congregação de Yisrael é coroada com bondade. Eles são aqueles a quem é devido. PORTANTO "NÃO RETIRE O BOM DAQUELES A QUEM É DEVIDO" SE REFERE AO SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, E A CONGREGAÇÃO DE YISRAEL.



82. NOVAMENTE ELE DISSE PARA ELE MESMO, velho, velho homem, você tem dito estas palavras, você não sabia ainda que o Santo Único, abençoado seja Ele, está aqui, e se os presentes aqui são dignos destas palavras. Não tema, velho homem, para você ter participado em muitas guerras com os homens poderosos você não sentiu medo, mas agora você tem medo. Fala-se, para asseguradamente o Santo Único, abençoado seja Ele, e a Congregação de Yisrael estão aqui, e os presentes são justos. Caso contrário, Eu não teria os encontrado, ou iniciado com estas palavras. Fale homem velho, fale sem medo. Nós ouvimos uma explicação de "Hashem meu Elohim, Você é muito grande, Você está vestido com glória e majestade," "que cobre você mesmo com luz como de um manto," "que se estende aos céus," "que estabelece que os raios de Suas câmaras nas águas," "que faz as nuvens em Suas carruagens," "que anda caminha sobre as asas dos ventos," que "faz os ventos Seus mensageiros." Depois nós aprendemos sobre as almas que se elevam do Jardim do Éden.



83. Ele abriu com as palavras, "Hashem meu Elohim Você é muito grande, Você está vestido com glória e majestadade" (Tehilim 104:1). "Hashem meu Elohim" é o inicio da Fé: o nascer do pensamento, QUE É CHOCHMAH, e o Mundo Vindouro, QUE É BINAH, QUE SÃO PARTE mesmo segredo, sem separação. PARA  ABA E IMA, QUE SÃO CHOCHMAH E BINAH, SÃO DOIS AMIGOS QUE NUNCA SE SEPARAM. "Você é muito grande" é o início DAS SETE SFIROT INFERIORES, o primeiro dia, QUE É A PRIMEIRA SEFIRAH, CHESED. Eles ão dias antigos,  A SABER, RECEBE DAS SFIROT DE ATIK, e é o lado direito."Muito" é o lado esquerdo, A SABER GVURAH.


84. "Você está vestido com glória e majestade": estes são os dois ramos de salgueiro, QUE SÃO  NETZACH E HOD. ELE FALOU até aqui; uma vez que atingiu a Árvore da Vida, QUE É TIFERET, é escondido e não puderam ser contados, por causa de "muito". O que é "muito"? É a esquerda, como todos os ramos inferiores, entre os quais está um ramo amargo, QUE É SAMAEL, ESTÁ INCLUSO NA ESQUERDA. Portanto a Árvore da Vida escondida, e não deseja fazer parte da contagem, até que novamente elogiada de uma forma diferente.



85. É dito, "Aquele que cobre Ele mesmo com luz como um manto" (Ibid. 2): este é o início do primeiro dia, A SABER A PRIMEIRA SFIRAH, CHESED. "Que se estende aos céus" (Ibid.) É TIFERET QUE É CHAMADA CÉUS. Aqui o lado esquerdo, QUE É GVURAH, está incluído, mas não diz 'muito', para o esquerdo está incluído no direito que ilumina todo o céu, QUE É  TIFERET. "Quwm estabelece os raios de Suas câmaras nas águas" (Ibid. 3). Aqui a Árvore da Vida surgiu com prazer, que é a árvore que veio do Éden, A SABER TIFERET. Os dois ramos de salgueiro, QUE SÃO NETZACH E HOD, foram enraizadas em suas águas, onde eles crescenm. Ese é o significado de, "Quem estabelece os raios de Suas câmaras nas águas." O Que são Suas câmaras? Eles são dois galhos de salgueiro, NETZACH E HOD.



86. Este é o significado de, "e que espalha suas raízes para o rio" (Yirmeyah 17:8). Este é o segredo mencionado em, "Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Elohim" (Tehilim 46:5). Quem são os córregos? Eles são Suas raízes,  A SABER NETZACH E HOD. Eles são assim chamados, Seus raios, raízes e córregos. Todos eles cresceram raízes nas águas do rio, QUE É  TIFERET.




87. "Quem faz as nuvens de Suas carruagens" (Tehilim 104:3): estes são Michael e Gabriel, que são nuvens. "Que caminhas sobre as asas do vento" (Ibid.) para dar cura ao mundo. Este é Refael. A partir de agora, Ele "faz com que o vento Seus mensageiros..." (Ibid. 4). Velho, velho homem, desde que você conhece esses assuntos, fale e não tenha medo, fale e deixe as palavras de sua boca  brilharem. Os amigos se alegrarem e estavam ouvindo com alegria suas santas palavras. O VELHO HOMEM disse PARA ELE MESMO, Oh homem velho, o que você tem em si mesmo? Você veio para o grande mar, e agora você pode nadar para fora dele.




88. "Se ele tomar outra" (Shemot 21:10). Quantas antigas encarnações estão aqui e não foram reveladas, que são todas devidamente verdades, porque não se deve desviar do verdadeiro caminho nem por um fio de cabelo. Primeiro isso deve ser comentado que todas as almas convertidas sobem a partir do Jardim do Éden por um caminho escondido  PARA SE REVESTIR DE CONVERTIDOS. ELE PERGUNTA, uma vez que eles partem deste mundo, para onde as almas dos convertidos que tem mérito retornam?  ISSO É, QUE OS ELEVA DE VOLTA PARA O LUGAR DE ONDE ELAS VIERAM, A SABER O JARDIM DO ÉDEN?



89. Mas nós aprendemos que quem aproveita e leva primeiros os pertences dos convertidos QUE NÃO TEM HERDEIROS os pega. Aqui também, todas estas almas santas que o Santo Único, abençoado seja Ele, convoca para descer como dissemos, surgem em momentos específicos, A ABER NO SHABBAT, FERIADOS E NO PRIMEIRO DIA DO MÊS, para desfrutar no Jardim do Éden onde eles encontram as almas dos convertidos. Qualquer das almas que eles tomam, merecem vestir com eles e subir. Eles permanecem todos nessa vestimenta e descem para o Jardim do Éden nesta vestimenta, uma vez que todos que permanecem iam fazê-lo com uma só peça de roupa. ASSIM, AQUELAS ALMAS LEVANTAM  LEVANTAM AS ALMAS DOS CONVERTIDOS DE VOLTA AO JARDIM DO ÉDEN.



90. SE você diz que para a vestimenta DAS ALMAS CONVERTIDAS, seu prazer antigo é diminuído, como está escrito, "Se ele toma outra esposa, sua comida, sua vestimenta, e seus deveres de casamento, ele não deve diminuir." Eles permanece no Jardim do Éden na roupa em que eles foram vestidos primeiro e ficaram, A SABER A ROUPA FEITA DAS ALMAS CONVERTIDAS. Quando eles sobem, eles se despem destas, porque, ACIMA, eles não se vestem.